Alfabetização e letramento na educação infantil. Mas então, como realizar um trabalho afim de desenvolver leitores e escritores competentes?

Alfabetização e letramento na educação infantil

Alfabetização e letramento na educação infantil, não é um trabalho simples, nós sabemos que as crianças são diferentes e que esse processo é muito mais do que só apresentar as letras e sua relação com os sons, as palavras e as frases. Mas então, como realizar um trabalho afim de desenvolver leitores e escritores competentes?

Para que o ambiente promova alfabetização e letramento na educação infantil, ele deve ser acolhedor. Sim, o educador precisa oferecer situações em que os pequenos participem ativamente, vamos ver a seguir sugestões para a organização desse ambiente.

  • Use músicas para o letramento
  • Use fantoches, bonecos, mude a voz de um personagem para outro para contar histórias
  • Deixe sempre os livros de fácil acesso e a disposição das crianças
  • Procure relacionar as palavras com as ações do dia a dia
  • Faça um mural para exposição das produções das crianças
  • Espaço para exposição do alfabeto, próximo deles
  • Uma lista exposta na parede com o primeiro nome dos alunos em ordem alfabética
  • Combinados e rotina

Alfabetização e letramento e a realidade atual

Assim, como vimos anteriormente, precisamos trabalhar de várias formas com as crianças. Incluir atividades com jornais, embalagens, revistas, rótulos é fundamental, pois faz parte do cotidiano delas e ajuda a compreender as diferentes linguagens, letras imprensa, cursiva, a diferença entre maiúscula e minúscula assim por diante.

Segue algumas sugestões de atividades que ajudaram as crianças a compreender esse processo, praticar e fazer sentido nesta construção do conhecimento:

  • Mural com textos usados na leitura compartilhada, sendo que as crianças têm a liberdade de pegar quando quiser
  • Calendário na sala e para preencher no caderno. No início de cada mês os pequenos recebem um calendário referente aquele mês, faz uma marcação, pinta ou faz um desenho para indicar o dia, mês e o ano
  • Trabalhe com as crianças cantigas, parlendas e trava-línguas
  • Sequência numérica de 0 á 10
  • Faça um banco de palavras
  • Incentive, estimule a criança a escrever suas
  • próprias histórias.

Dessa forma, como educador procure diversificar as atividades em sala de aula. A musicalização na educação infantil nos estágios de desenvolvimento cognitivo é de extrema importância, trabalhar com projeto de leitura na educação infantil, saber lidar com dificuldades de aprendizagem se faz necessário.

Alfabetização e letramento na educação infantil. Mas então, como realizar um trabalho afim de desenvolver leitores e escritores competentes?
Alfabetização e letramento na educação infantil. Mas então, como realizar um trabalho afim de desenvolver leitores e escritores competentes?

O lúdico como uma estratégia de trabalho para o professor

O lúdico como uma estratégia de trabalho para o professor como mediador do conhecimento para a alfabetização e letramento na educação infantil.Nessa perspectiva as atividades lúdicas servem de apoio para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

Contudo essas atividades devem ser bem direcionadas, pois o brincar proporciona na criança noção social da importância das regras bem como de ter respeito pelos outros. Portanto quando as crianças brincam elas lidam com as emoções, desenvolvem a psicomotricidade, além de obter o benefício de adquirir saúde mental, física, social e intelectual que levará até a vida adulta. Por isso não deve de maneira nenhuma ser ignorado no contexto escolar.

Lidando com os obstáculos e compartilhando conhecimento

Dessa maneira a alfabetização e letramento na educação infantil vai muito além de decodificar palavras, que não é um processo rápido e simples. Contudo para que eles se tornem leitores e escritores com a capacidade de produzir textos criativos, interpretá-los, ampliar cada vez mais o vocabulário, e desenvolver-se de maneira plena, o professor precisa preparar-se bem e a sala de aula para despertar cada vez mais o interesse deles.

Portanto cabe ao professor como mediador do conhecimento trazer cada vez mais um ambiente recheado de desafios, e referências. O conhecimento é sem dúvida uma construção. Enfim ter planejamento, identificar as dificuldades de aprendizagem, retomar quando necessário, pois cada criança tem seu ritmo e tempo, prosseguir, partir para coisas novas, compreender que o desenvolvimento humano é constante e contínuo.

Baixe nossa sugestão de planner:

Diário

Planner para organização diária

DOWNLOAD

Enviar para o e-mail:

One thought to “Alfabetização e letramento na educação infantil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *