Aulas à distância na era digital, no atual cenário. Como planejar aulas a fim de que o nosso trabalho com crianças tão pequenas seja produtivo?

Aulas à distância na era digital

Aulas à distância na era digital, a educação sofreu mudanças, saiba como desenvolver um ótimo trabalho com seus pequenos. Visto que estamos encarando um novo cenário, e temos que nos adaptar rapidamente, ao mesmo tempo que lidamos com o medo, como planejar aulas a fim de que o nosso trabalho com crianças tão pequenas seja produtivo?

Você tem ficado ansioso, pesquisando, estudando por longas horas como trabalhar de modo interativo a sua turminha? Saiba que você não é o único, pois o crescimento em busca de novos conhecimentos em torno desse assunto vem crescendo a cada dia. Todavia neste post vamos te ajudar a tirar dúvidas bem como diminuir a ansiedade com as aulas á distância na era digital, saiba como desenvolver um ótimo trabalho com os seus alunos.

Monte um roteiro para a gravação da sua aula

Monte um roteiro para a gravação da sua aula, sim planejamento é tudo, principalmente quando se trata de aulas à distância na era digital. Nós sabemos que o lar das crianças está cheio de informações e estímulos. Por isso manter a concentração fica mais difícil. Entretanto se o professor estiver bem preparado, saberá lidar melhor com essas dificuldades, trazendo a atenção que requer para a realização das atividades. Mas onde gravar ou fazer uma videoconferência?

Escolha um cantinho da casa com boa iluminação

Escolha um cantinho da casa com boa iluminação, isso conta muito para manter a atenção, interação com a turminha em aulas á distância na era digital. Entretanto se dentro da sua casa você estiver com problemas de iluminação, tente gravar próximo de janelas ou até mesmo varandas. Para tanto certifique-se de eventuais barulhos na hora da gravação ou se for ao vivo, já que a luz natural pode auxiliar na qualidade do vídeo. Desse modo, faça a exibição das suas aulas de forma interativa utilizando aplicativos gratuitos como por exemplos: o zoom, teams, Skype, whereby, youtube, hangouts, google classroom e kahoot . Contudo se precisar editar seus vídeos use aplicativos tais como: youcut vídeo editor, perfect vídeo, e vivavideo. No entanto, como o educador pode se organizar coma câmera e o microfone?

Use um microfone apropriado e defina o posicionamento da câmera

Use um microfone apropriado e defina o posicionamento da câmera com antecedência. Fazer isso o ajudará a não interromper a aula para arrumar a posição da câmera, ou a imagem ficar borrada e usar um microfone apropriado ajudará os alunos a ouvir de modo apropriado, sentindo até mesmo vontade de participar como se estivessem na sala de aula, já que estarão concentrados. Porém, como o professor deve se comportar perante a câmera?

Qual deve ser a postura do educador?

O educador tem um papel importante neste processo de ensino aprendizagem sendo o mediador do conhecimento. Todavia nesta mudança repentina de cenário, o professor precisa buscar novas formas de criar conexões com seus alunos, inclusive incorporando novas tecnologias aos projetos educacionais. Portanto, se faz necessário fazer reflexões constantes do que devemos manter na nossa prática pedagógica, o que não mais fazer, e o que pode ajudar, ser de apoio nas aulas e no ensino. Nas aulas á distância na era digital é importante repensar a todo momento, para então evoluir.

Como os pais podem contribuir para o desenvolvimento dos filhos?

Para se ter sucesso escolar, é fundamental que os pais acompanhem as tarefas, as dificuldades, as conquistas, enfim todo o histórico de desenvolvimento do seu filho. Portanto deve haver uma parceria escola e família, principalmente neste momento de pandemia muitos pais, podem dar apoio assistindo as aulas junto com as crianças.

Desse modo eles ficarão mais motivados e sentirão mais segurança na adaptação deste novo modelo de ensino. Visto que para nós adultos, o atual momento nos trás incertezas, medos e ansiedade, para as crianças muito mais, são várias fazes do desenvolvimento que precisam ser trabalhadas e respeitadas.

Mas como devo trabalhar atividades online com minha turminha?

Primeiro procure reproduzir no cantinho da sua casa um pedacinho do ambiente da sala de aula, tenha um quadro branco, você pode precisar para escrever. Deixe o ambiente alegre.

Converse um pouco com sua turma demostre positividade. Faça uma leitura gostosa antes de iniciar a aula. Deixe sua criatividade fluir, escute também as necessidades dos seus pequenos e faça adaptações.

Desse modo, trabalhe com imagens como introdução, parlendas, músicas, cantigas, trava-línguas com ilustrações apresente em uma folha impressa. Questione a eles o que estão vendo. Se puder enviar com antecedência apenas a imagem para cada aluno, e eles tiverem a possibilidade e imprimir seria uma boa. Pense nas instruções e nas perguntas que pode fazer afim de explorar a imagem, estimular a participação deles, ao mesmo tempo que de maneira acolhedora agradeça o esforço de cada um em participar. Mencione que algumas palavras que são conhecidas. Peça para cada um ler uma palavra da parlenda por exemplo, tente interagir com eles assim como se estivesse na sala de aula.

Seja criativo e estimule as crianças

Trabalhe bastante com a literatura infantil, mostre pequenos vídeos instrutivos, como por exemplo: vídeos que mostram a importância de se manter uma boa rotina de higiene, lavar as mãos, usar álcool gel, assim por diante. Enfim, indique filmes educativos, prepare um plano de aula em cima do assunto, se planeje para ajudar as crianças com suas dúvidas e proporcionar um aprendizado significativo.

Entretanto certifique-se se estão conseguindo fazer as tarefas de casa, reserve um tempo para tirar dúvidas. Ao final de cada aula peça gentilmente a eles para mencionarem o que entenderam, o que mais gostaram.

Dessa forma, sofremos uma mudança repentina e tivemos que ir rapidamente em busca de novos conhecimentos para não prejudicar o desenvolvimento dos alunos. Porém, estamos tendo que nos reinventar, fazer constantes reflexões, para que esse aprendizado seja realmente significativo.

Contudo precisamos da contribuição dos pais neste processo, pois eles precisam participar da vida escolar dos filhos. Enfim o professor está passando longas horas em busca desses novos conhecimentos e materiais que possam ajudar, oferecer diversas possibilidades de ensino, onde ele tem o papel de mediador do conhecimento e o aluno o protagonista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *