Brincadeiras para educação infantil

Brincadeiras para educação infantil na quarentena

Brincadeiras para educação infantil na quarentena tem sido um desafio para os pais. Essa pandemia de coronavírus causou mudanças repentinas de rotinas tanto para as crianças como também para os pais. Entre essas mudanças muitas empresas aderiram o modelo de home office.

Para tanto, os pais devem dividir o seu tempo de modo a ser eficientes e produtivos no trabalho, ao mesmo tempo que devem dispor de um tempo de qualidade com seus filhos. Mas em um cenário em que todos estão reinventando-se, como ajudar os filhos com brincadeiras educativas? 

Criar brincadeiras para a educação infantil na quarentena, lúdicas, interativas, divertidas onde terão a oportunidade de investir em atividades que estimulem a imaginação. Há diversas brincadeiras para a educação infantil que os pais podem colocar em ação em casa, aproveitando para estreitar ainda mais os laços familiares com seus pequenos.

Proponha brincadeiras para educação infantil simples. Todavia, principalmente nesta quarentena, esforce-se para participar junto com os seus filhos ou estimulá-los a escolher, valorizando a sua autonomia.

Promova um ambiente diversificado

Música

Uma das melhores brincadeiras para a educação infantil na quarentena é a música. Sem dúvidas a música na vida de uma criança é positivo, trás inúmeros benefícios. Divirta-se com os seus filhos, dê a oportunidade a eles escolherem músicas para dançar, fazer movimentos corporais, coreografias animadas. Cantar é uma brincadeira divertida para fazer em família.

Jogos

Os jogos estimulam o desenvolvimento da criança. Por isso é importante que os pais organizem-se para brincar e diversificar as brincadeiras para educação infantil na quarentena que pesquisamos e juntamos aqui. Stop, amarelinha, caça ao tesouro (utilize livros, escondidos em lugares de fácil acesso da casa, os pais darão dicas, ou faça um mapa para ficar mais emocionante, considerando sempre a faixa etária). Quando encontrados os livros, podem ler as histórias juntos, fazer desenhos, fantoches com sucatas, usar todo o lado criativo. Falso laser (pegue uma ponta do barbante e prenda na parede ou no chão com a fita adesiva). O desafio é passar pelo corredor sem tocar nos fios ou tocar menos. Fitas paralelas (cole 5 linhas de fita, com uma pequena distância entre elas no chão). Os pais juntamente com as crianças podem criar suas regras e instruções.

Filme

Convide seus pequenos para assistir um filme que ela ou eles, se for mais de um filho entrem em acordo, ou escolher um dia da semana para assistir um de cada vez pode ser uma opção. Visto que as brincadeiras para a educação infantil na quarentena podem ser realizadas principalmente aos finais de semana. Tenha em mente alguma estratégia após o filme como forma de aprendizado, tanto para conversar depois como para fazer um registro. Algumas dicas que indicamos é dobradura de algum personagem do filme, trecho que mais gostou, desenho com tinta, lápis de cor, massinha de modelar entre outras.

Cozinhar

Quando se fala de brincadeiras para a educação infantil na quarentena, porque não experimentar novas experiências? Fazer uma receita, cozinhar juntos, mostrar os ingredientes, medidas necessárias para realizar aquele prato desejado, é prazeroso. Dependendo da faixa etária da criança, ela pode precisar de mais ajuda, e supervisão ao manusear objetos cortantes entres outros cuidados do inicio ao fim do processo.

Conhecer os alimentos que são mais saudáveis, oportunidade de testá-los em receitas diferentes. Trabalhar a concentração, disciplina ao mesmo tempo que se está se divertindo e aprendendo.

Dessa forma, em meio a um cenário de grandes e impactantes mudanças, podemos sentir a ansiedade, as incertezas dos pais de como lidar com um turbilhão de informações. Por outro lado a educação se reinventando, vivenciando novas formas de ensinar, fazendo uso de tecnologias para atender as necessidades dos educandos e orientar os pais nas atividades escolares.

Portanto a educação como conhecíamos de modo tradicional, tem tudo para mudar e essas mudanças já estão claramente sendo vistas. Já existe uma busca por uma educação á distância de qualidade a inovação, conectividade, criatividade para que as aulas sejam mais interativas e atrativas. Ao passo que os pais estão em busca de constante orientação com profissionais qualificados em busca de dicas e material bem como em plataformas, sites, redes sociais e vários outros meios de comunicação. A educação promete não ser mais “centralizadora” e teremos que nos adequar.

3 thoughts to “Brincadeiras para educação infantil na quarentena”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *