Pedagogia - Imagens Pedagogia (Pixabay)

Pedagogia: saiba tudo sobre a carreira

Pedagogia é o ramo das ciências humanas e sociais aplicadas que estuda a educação e os processos de ensino e aprendizagem. A palavra vem do grego e significa “conduzir crianças” em tradução livre.

O que faz uma pedagoga?

A pedagogia é focada na formação de professores de educação infantil. O pedagogo estimula o desenvolvimento cognitivo da criança através de atividades e brincadeiras com profunda base teórica. O professor pode atuar em escolas públicas, particulares ou no terceiro setor (ONG).

A coordenadora pedagógica lidera o planejamento de atividades e projetos na gestão pedagógica.

Pedagogia hospitalar é a aplicação da formação em ambientes hospitalares, clínicas e laboratórios com atendimento infantil. O objetivo principal é promover o bem estar de pacientes em idade escolar.

Pedagogia empresarial é muito utilizada na educação corporativa. As empresas têm procurado pedagogos para desenvolvimento de treinamentos para seus colaboradores. Neste caso é necessário conhecer o processo de ensino e aprendizagem para adultos e adaptar as práticas pedagógicas.

Como é o curso de pedagogia?

O curso deve ter no mínimo 3.200 horas, estágio obrigatório e priorizar a formação de professores.

O MEC (Ministério da Educação) determina os itens obrigatórios da formação, entre eles: Fundamentos teóricos, didática, psicologia, filosofia, sociologia, políticas públicas, gestão pedagógica, direitos humanos, diversidade e inclusão;

Acostume-se com a leitura. A bibliografia é extensa: Piaget, Vigotsky, Rousseau, Paulo Freire, Emilia Ferrero e etc..

LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

Desde 2002, a LIBRAS é o idioma oficial brasileiro dos deficientes auditivos (lei 10.436). Desta forma, em 2005 a LIBRAS passou a ser disciplina obrigatória do currículo nos cursos de formação de professores e fonoaudiólogos (Art. 3º do decreto nº 5.626).

Lei de Diretrizes e Bases da Educação

A LDB, ou Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei 9394/96) regula o sistema educacional público e privado desde a educação básica até o ensino superior.

NívelDefinição
Educação InfantilCreches: 0-3 anos.
Pré-escola: 4-5 anos.
Educação Fundamental1º ao 9º ano.
Ensino Médio 1º ao 3º ano (regular e profissionalizante).
Ensino SuperiorFaculdades e Universidades.
Educação EspecialAtende alunos com necessidades especiais (deficiências físicas ou intelectuais).
Educação à DistânciaO EAD permite a educação por meios de tecnologia de informação e comunicação não presencial, ou semi-presencial.
Educação Profissional e TecnológicaCursos profissionalizantes de formação para atividades produtivas (ex: ETEC, FATEC, SESI, SENAI, CEFET etc.).
Educação de Jovens e AdultosEJA – Atendimento de Jovens e Adultos que não tiveram educação de acordo com a faixa etária recomendada.
Educação IndígenaComunidades indígenas respeitando-se a cultura e idioma.
LDB 9394/96

Onde estudar pedagogia?

Para saber se uma instituição é credenciada, consulte a página do e-mec. As principais universidades possuem o curso em sua grade, inclusive na modalidade EAD favorecida pela tecnologia.

Vagas Pedagogia

Na iniciativa privada as vagas são publicadas em diversos sites como: Vagas, Catho, Indeed, Infojobs e até mesmo LinkedIn.

Adicionalmente, outra opção de trabalho para pedagoga que deseja trabalhar como professora de educação infantil é trabalhar no setor público. O ingresso como servidor público é realizado através de concursos públicos realizados periodicamente nas esferas federal, estadual e municipal. Para atendimento da demanda crescente de professores também são realizados cadastros emergenciais para se trabalhar como professor eventual (substituto).

Finalmente, apenas como curiosidade, o dia do pedagogo é comemorado em 20 de maio de acordo com a lei nº 13.083/2015. A data tem o objetivo de promover a discussão do papel familiar e escolar no desenvolvimento das crianças, respeitando-se as responsabilidades de cada protagonista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *