Educação Infantil: Leitura para alfabetização significa que o educador deve trabalhar de modo criativo com leituras a ponto de desenvolver as potencialidades do educando. Mas como o professor pode se planejar?Como pensará suas estratégias?Seus objetivos?
Ele deve fazer uma lista das dificuldades dos seus alunos e ir atualizando sempre que possível, para que possa ter um termômetro, uma direção. Desse modo não basta colocar alguns cartazes na sala e esperar que os alunos comecem a ler. Eles possuem seu conhecimento prévio o qual precisa ser trabalhado com estímulos apropriados.
Reflexões sobre alfabetização e letramento
Ao fazer uma lista das dificuldades, o educador poderá fazer reflexões sobre como melhorar sua prática pedagógica. Trazer leituras por exemplo todo início de aula, até mesmo escolhidas pelas crianças pode ser muito significativo e incentivar a participação delas estimulando a curiosidade e gosto pela leitura principalmente na educação infantil, se desenvolvendo assim cada vez mais da educação infantil para a vida.
Alfabetizar brincando
O professor pode trabalhar de maneira divertida com livros, atividades criativas que levem ao processo de letramento e alfabetização tornando-os leitores e escritores competentes, pois durante toda a trajetória escolar cada criança tem o seu tempo e seu ritmo na aprendizagem. Entretanto, como educadores é fundamental respeitar e trabalhar com cada criança de modo diferenciado. Assim o educador nesta construção de conhecimento é um mediador.
Portanto ele deve sentir-se confortável para abordar e desenvolver uma diversidade de atividades tais como:
Essas e outras atividades contextualizadas contribuirá para um processo rico de ensino-aprendizagem na educação infantil até as outras etapas de ensino e superação de dificuldades. Por fim ressaltamos a importância de atividades que as crianças participem de modo ativo e interagindo com outros colegas e professores para buscar seu desenvolvimento cada vez mais plenamente.