Bingo: Brincar e aprender na educação infantil

Bingo: Brincar e aprender na educação infantil. A infância representa um dos momentos mais importantes do ser humano. Desse modo o professor precisa elaborar um ótimo trabalho com jogos e brincadeiras no contexto da sala de aula para construir um conhecimento de matemática valioso. Quando estudamos pedagogia absorvemos muito conhecimento, porém temos que continuar nossa trajetória de estudos. Com as aulas a distância por causa do covid e quarentena também é possível realizar esta atividade de modo divertido.

Faça um combinado anteriormente com a turminha, vídeo chamada e se possível envie por e-mail o material para que todos participem nesta quarentena, algumas mudanças também se achar necessário certificando-se que ninguém fique de fora.

Conteúdos:

  • Identificação dos números
  • localizar o número
  • Relacionar elementos sonoros com a representação numérica

Objetivos Específicos:

  • Escutar com atenção
  • circular os números fora da sequência
  • Respeitar as regras do jogo
  • lidar com a perda
  • Completar a cartela

Estratégias e Desenvolvimento

Em um primeiro momento o educador conversa com a turma sobre a atividade “bingo” e as regras. Entretanto ele pergunta as crianças sobre o que elas sabem sobre essa brincadeira bingo, se já brincarão, a importância de seguir as regras para que assim a atividade seja bem sucedida.

O educador também deve procurar organizar a sala de modo que eles fiquem em duplas. Ressaltando aqui a importância de se trabalhar com crianças em hipóteses diferentes é enriquecedor.

Assim em um segundo momento o professor entrega a cartela bingo semi pronta para os alunos com os números de 0 á 100. Entretanto o educador propõe que primeiro escrevam seu nome, considerando que já sabem escrever o nome sozinhos e decorem a cartela com o desenho que desejarem e pintar( uma atividade para ajudar a construir e terminar a cartela bingo).

Desse modo em seguida o educador inicia a atividade com os números enrolados nos papéis dentro de uma caixinha. E assim vai sorteando e falando em voz alta o numero que tirou anota na lousa e espera que todos compreendam e localizem, ou não na sua cartela fazendo pequenas pausas até chegar ao fim, o ganhador.

Por fim pergunte a turma o que eles acharão da brincadeira “bingo” como foi a atividade para eles, se sentirão dificuldade, se gostarão e se desejam fazer outras vezes, é sempre bom conversar com a turma e sentir suas dificuldades bem como seus avanços.

Materiais Utilizados e Duração

Cartelas semi prontas com os números de 0 á 100, lápis de cor, lápis de escrever. Duração: 30 minutos ou mais.

Conclusão e Avaliação

Esta atividade proporcionará inserir a criança em um novo contexto, respeitando regras, lidando com perda, identificando números, localizando-os assim por diante.

A avaliação se dará mediante a este comportamento e envolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *